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Quais as principais características das Metodologias Ativas?

As metodologias ativas estão cada vez mais abrindo seu espaço no mercado de educação em inovações tecnológicas. Venha conhecer mais.

Às vezes você como professor, coordenador ou gestor, tem a sensação de ter feito um trabalho fantástico em sua instituição, só que será que o aluno realmente aprendeu?

Uma metodologia de ensino ainda não muito conhecida no mercado educacional brasileiro vem aos poucos criando força e sendo inseridas no mercado da educação. Esse novo cenário auxilia na participação ativa do aluno, criando opiniões mais críticas a respeito dos temas apresentados, além de uma maior participação.

Nesse post iremos abordar qual a importância das metodologias ativas e como funciona para evolução de sua instituição.

O que são metodologias ativas?

Um conceito novo, porém com uma base educacional já antiga. As metodologias ativas é um processo onde o aluno está envolvido diretamente com sua educação.

Um cenário onde o professor passa a ser um facilitador da aprendizagem e não mais o detentor absoluto do conhecimento e o aluno passam então a ser protagonista e transformador do processo de ensino, abrindo espaço para interação e participação dos estudantes na construção do conhecimento.

Quais são seus principais benefícios?

A partir das metodologias ativas, as práticas pedagógicas são organizadas com o intuito de induzir o estudante a participar do seu processo de aprendizagem.

Além do mais, essas metodologias estimulam a resolução de problemas práticos, contribuindo para o desenvolvimento de competências, como pensamento crítico. Trazendo assim mais autonomia aos estudantes, responsabilidade, trabalho em equipe e independência.

Sendo assim, a metodologias ativas contribuem para o desenvolvimento da dimensão cognitiva quando socioemocional dos estudantes. Aprendendo a expor suas opiniões e a respeitar pensamentos diferentes.

Exemplos de metodologias ativas?

Existem diversas formas de aplicar as metodologias ativas, conheça abaixo as principais delas:

1 – Ensino Híbrido

O ensino híbrido consiste na união do ensino tradicional e presencial com o ensino de educação a distância (EAD), o uso de tecnologia no ensino facilita  o contato do aluno com o conhecimento, proporcionando aos estudantes busque fontes, informações e dados online de maneira rápida, com a finalidade de complementar o que foi apresentando em sala de aula.

2 – Sala de aula invertida

A sala de aula invertida consiste na inversão do modelo tradicional. Dessa maneira os alunos devem ler o conteúdo em casa e o encontro em sala de aula é dedicado a discussões e resolução de questões.

Promovendo a dinamização do ensino uma vez que diminui a quantidade de aulas expositivas e teóricas.

3 – Gamificação

O objetivo da gamificação é trazer a experiência dos jogos para o ensino. Com o principal ponto dessa metodologia é fazer com que os alunos entrem em uma competição saudável, estimulando o pensamento “fora da caixa” e a motivação e a dedicação para o estudo.

Por fim, uma metodologia ativa é baseada em alguns princípios, como a personalização da aprendizagem. Não existe uma ‘receita de bolo’ ou um formato único de aplicação, pois a técnica é aplicada para os indivíduos que compõem aquela turma específica, e que pelas suas necessidades e interesses, buscam conhecimentos e habilidades que façam sentido para suas vidas.

A metodologia ativa, antes de uma técnica, é uma proposta que provoca o próprio educador.

 

Um software de gestão educacional, auxilia nesse processo?

Sim! Um sistema de gestão é de grande valia para fazer toda gestão da metodologia e estaremos apresentando como o sistema SWA.JACAD, faz essa gestão! Acompanhe os próximos posts.

Gostou? Comente qual sua opinião e experiência sobre o assunto, até breve!

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