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Marketing para Instituições

Marketing digital: devo investir em minha instituição de ensino?

Já não é mais novidade que o marketing digital está presente em praticamente tudo, vivemos com ele, consumimos dele em diferentes formatos. No meio educacional não poderia ser diferente, levando em consideração que quase tudo está mais prático e simplificado no meio digital, quem está andando junto das novidades tecnológicas está se dando bem.

Dentro de uma gestão acadêmica organizada, o marketing vem como aliado principalmente para manter a captação e retenção de alunos, trazendo um conforto financeiro bem estável e saudável para a instituição de ensino. Mas para que isso aconteça de forma efetiva é preciso ter uma boa estratégia de marketing, e presença para que chame a atenção de alunos, pais e responsáveis.

Venha conferir nesse post a importância do marketing digital dentro de uma instituição de ensino, quais resultados ele traz, e os benefícios em investir nessas estratégias para atrair alunos que buscam formas de aprender e se qualificar em uma boa instituição.

Por que investir em marketing digital na minha instituição de ensino?

Tenha em mente que investimento em marketing não deve ser considerado um gasto, mas um investimento com garantia de retorno!  Quando conseguimos captar novos alunos é importante manter esse aluno na instituição demonstrando a qualidade da sua instituição e importância para com ele.

Os métodos tradicionais de manter alunos na instituição não são mais viáveis para manter uma retenção, é preciso convencer que a sua instituição é a melhor para aquele aluno, e depois dessa conquista continuar oferecendo a qualidade.

O investimento em marketing digital é algo que começa a dar frutos a longo prazo, pois é preciso adquirir um público, ter visibilidade, e captar ainda mais novos alunos.

Assim como internamente também é importante ter um relacionamento muito forte com os alunos, para garantir a retenção e para quem já está dentro da instituição de ensino sinta-se em um lugar que é referência, ou que o valoriza por estar estudando lá dentro.

Veja algumas vantagens em investir em marketing digital:

1 – Referência entre as instituições de ensino

Se você sabe que possui um diferencial das outras instituições ao seu redor, e não usa isso a seu favor, você não terá visibilidade e o aluno poderá escolher entre a sua instituição ou a outra.

Atraia as pessoas com aquilo que você tem a oferecer, procure qual o canal de comunicação onde o seu público mais está presente, e comece a oferecer conteúdos para engajar essas pessoas.

Essa é uma das melhores estratégias de marketing, e faz muito sentido com o mercado de educação, que já está por dentro da construção de conteúdo segmentado. Com esses conteúdos você mostra quem é sua Instituição e o quanto ela é boa.

2 – Bom custo-benefício

Para aparecer em televisão, em panfletos, campanhas em revistas acaba sendo um custo maior do que publicar um conteúdo na rede social, por exemplo. Por isso da importância de saber onde está o seu público, para trazer os conteúdos por meio digital nessa rede de comunicação.

O marketing digital é uma forma de criar seu espaço dentro do mercado de educação de uma forma mais barata, mas também exige as suas dificuldades e dedicação de manter uma constância e resultados.

E com as diversas ferramentas de marketing no mercado, que quando utilizadas de forma estratégicas alcançam muito mais assertividade nos planos, e os investimentos realizados possuem um grande retorno, aumentando as matrículas.

3 – Ganhar autoridade de marca

Atuar ativamente no ambiente digital, por meio de blogs corporativos, site e mídias sociais, com ótimos conteúdos, torna a chance de se tornar uma marca de autoridade muito grande.

Trazer conteúdos que ajudam nos problemas ou dores dos alunos e responsáveis, como posts nas mídias, e-books, ou até webinárs com temas mais introdutórios.

Nesse momento o aluno ainda está no início do despertar de interesse por algum tema do curso, então é nessa fase que a sua instituição vai chamar a atenção dele e fazê-lo perceber a importância e as facilidades de um curso para a sua carreira ou objetivos pessoais.

Como fazer marketing para instituições de ensino?

1 – Saiba quem é a sua persona (público-alvo)

Qual é o segmento da sua instituição? Graduação, pós-graduação, escola, colégio? Para cada um deles existe perfis diferentes, idades diferentes e objetivos diferentes, então é nesse momento que você começa a montar a sua persona.

A persona será a imagem do seu aluno típico mais detalhada possível, e é para esse público que irá direcionar suas estratégias de marketing. E pode acontecer de dentro do seu campo de atuação ter mais de uma persona, o que vai definir isso é a possibilidade ou necessidade de conseguir focar esforços direcionados a elas.

2 – Criação de conteúdos para atrair novos alunos

Depois que você identificou a sua persona (público-alvo), chegou a hora de produzir conteúdos que auxiliem ela em suas dores e problemas ou que desperte o interesse para algo que você possa proporcionar são a melhor opção.

Apesar de seu negócio já produzir conteúdos de ensino, é diferente quando esse é oferecido gratuitamente para despertar interesse de quem você quer trazer para a instituição e mostrar a sua posição no mercado. E a produção desses conteúdos gratuitos não tem o objetivo de gerar despesas, mas sim ofertar e produzir exclusivamente para atrair seu público em troca de informações importantes para a instituição de ensino.

Assim como um blog vinculado ao site é uma ótima ação simples e eficaz para a produção de conteúdos. Pois alimentar o blog com frequências constante e determinada significa que você estabeleceu uma rotina com o público.

3 – Jornada de compra/novas matrículas

Tenha em mente que uma das principais ações que sua instituição precisa fazer, é criar um relacionamento com o público, acompanhando desde o primeiro contato até a oportunidade de um fechamento de matrícula.

Geralmente a jornada passa por quatro etapas:

-Aprendizado e descoberta: O aluno ainda está se atualizando, pensando em começar os estudos, inserção no mercado de trabalho. O início de um interesse.

-Reconhecimento do problema, dor: Aqui o aluno já sabe o que ele está buscando e começa a fazer pesquisas de instituições de ensino que podem ajudar ele na sua dor ou problema.

-Consideração da solução: Depois de um tempo estudando o problema, o aluno começa a procurar por possibilidades de resolvê-lo. E é nesse momento que ele precisa identificar a sua instituição de ensino, o que você oferece para ele.

-Avaliação e compra: Aqui é a etapa que o aluno resolve fazer a matrícula na sua instituição de ensino, e é nesse momento que você mostra o seu diferencial para fazer o aluno se sentir confiança na sua escolha.

4 – Relacionamento com seus alunos

Depois de todos esse processo de captação e finalmente o fechamento de matrícula, é preciso manter um relacionamento bom com esse aluno, pois manter os alunos na instituição é mais barato do que trazer novos.

No início você descobriu as necessidades que o seu possível aluno tinha antes de conhecer sua instituição, então, vá além da sua concorrência e descubra quais são as necessidades atualizadas de seus alunos matriculados. O que eles precisam agora ou como a sua instituição pode potencializar os aprendizados que ele já conseguiu no decorrer do tempo.

Com o investimento em marketing digital, sua instituição de ensino vai ser mais rentável, mais organizadas em relação aos investimentos em divulgação, captação e retenção de alunos.

Adote ferramentas de marketing digital que facilitam as necessidades do modelo de negócio da sua instituição de ensino. Não há uma fórmula perfeita que possa ser replicada para cada instituição, pela diversidade de perfis individuais, mas deixar de utilizar ferramentas que auxiliam no dia a dia acaba sendo uma perda a longo prazo.

As Instituições de ensino que investem em tecnologias para aprimorar toda a sua gestão acadêmica e eficiência na captação de alunos, já alcançam resultados melhores e se deparam com os benefícios desses usos, e como consequência, estão se diferenciando no mercado.

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