Categorias
Gestão Acadêmica Tecnologia

Melhore a experiência de seus alunos no EAD

Estamos há quase 2 anos de pandemia no nosso país, e ainda existem muitas instituições de ensino que não optaram por ensino a distância, ou que ainda estão nesse processo. Mas apesar de toda essa mudança, a sua instituição tem se importado com a experiência dos alunos nessa nova mudança?

Não é fácil mudar de um dia para o outro todo o seu planejamento e formas de transmitir o conhecimento para os alunos, quem nunca tinha tido contato com ensino a distância teve um grande susto ao se deparar com a situação atual e ter que fazer as mudanças as pressas.

No post de hoje quero te mostrar formas da sua instituição de ensino tornar a experiência dos alunos ainda melhor no meio digital ou híbrido, e ainda facilitar o planejamento dos professores.

Acima de tudo, é importante que os professores entendam como utilizar os meios digitais para auxiliar os seus alunos, mesmo se a sua instituição optar pelo ensino híbrido.

ensino remoto ensino ead swa sistemas

Qual a diferença entre Ensino Remoto e EAD?

Apesar de ter o mesmo objetivo, que é transmitir o ensino online, cada uma delas tem as suas particularidades.

O ensino remoto, ou aulas remotas, tem um planejamento bem fiel ao presencial, onde são marcados os dias e horários para realizar as aulas, e a instituição de ensino não precisa ter um ambiente todo preparado para as aulas, utilizando apenas de ferramentas como Google Meet, Microsoft Teams, Zoom, entre outros.

No EAD – Ensino à Distância, a flexibilidade é o maior ponto, pois as aulas são gravadas para os alunos assistirem dentro de seu planejamento, assim como os professores e tutores também podem organizar melhor as suas atividades e responsabilidades. E para melhorar ainda mais a experiência dos alunos e professores, as instituições de ensino utilizam ambientes virtuais preparados para oferecer o ensino a distância.

Veja agora como você pode, seja em qual desses formatos se adequar melhor a sua metodologia de ensino, melhorar a experiência dos alunos no processo de aprendizagem.

1. Coloque o aluno como protagonista

Para garantir uma aprendizagem mais impactante sem o professor dentro da sala de aula, é preciso colocar o aluno como protagonista de seu próprio aprendizado. Com isso, ele poderá ter mais liberdade para escolher os próprios meios de buscar informações e de planejar a sua forma de estudo.

Dessa maneira, se a sua instituição optou pelo ensino híbrido, o aluno poderá vir a sala de aula apenas para debates, tirar dúvidas, e discutir com os outros alunos sobre a matéria, e o professor ficará apenas como mentor, acompanhando e conduzindo as aulas.

2. Prepare os seus alunos para a experiência de aprendizagem

A instituição precisa conduzir seus alunos a utilizar as plataformas online e obter uma boa experiência quando não estiverem presencialmente na sala. Apesar de já estarem acostumados com ambientes digitais, participar de aulas online, e de estudo a distância, é um pouco diferente e precisa ter um acompanhamento.

Deixe claro para seus alunos a diferença entre aula presencial e aula online, e auxilie ele a gerenciar o tempo, estabelecer metas, planejamento com prazos e priorização de trabalhos. Para que ao decorrer do tempo ele entenda seus processos e consiga estabelecer sem auxilio de ninguém a sua agenda.

3. Envolva toda a turma

É importante que o professor envolva toda a turma dentro do aprendizado, trazendo conteúdos interativos pelo celular, ou até pequenos vídeos explicativos de determinado assunto, e lance atividades interessantes para os alunos praticarem dentro de grupos de estudos, ou salas de estudo online.

E através desse meio de distribuição do conhecimento, promova práticas online e presencial, pratique o debate, a forma de resolver problemas em grupo, entre outros. Dessa forma, as atividades em grupo vão fortalecer o progresso socioemocional dos alunos envolvidos.

A sua instituição de ensino precisa olhar para seus alunos e manter um bom engajamento, mesmo estando online. Seus alunos e professores precisam de uma ótima experiência dentro desse período, para que ambos os lados sejam efetivos e produtivos.

Como a sua instituição tem se adaptado a todas essas mudanças? Conta para mim nos comentários! Adoraríamos entender as suas estratégias de manter o engajamento e de melhorar a experiência dos alunos no ensino a distância.

Inscreva-se na newsletter, e nos siga nas redes sociais, temos muitas novidades rolando diariamente por lá!

https://linktr.ee/swasistemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *