Categorias
Escolas e Colégios

Concessão de bolsas para seu colégio se destacar

Estamos chegando no final do ano, onde é preciso pensar na estratégia para captação e retenção de alunos para o próximo período. Ofertar bolsas pode ser uma boa forma de atrair a atenção e gerar receita para o seu colégio, através da concessão de bolsas.

Além de oferecer um desconto nas mensalidades de alunos que já estão matriculados, é possível abrir uma oportunidade para alunos com uma menor condição financeira. E é claro que o seu colégio ganha muito com essa estratégia.

Descubra as vantagens para ofertar bolsas de estudos em seu colégio, e qual a melhor estratégia para aplicar para que atraia atenção para o seu colégio e aumente o número de alunos.

concessão de bolsas para colégios

Captação de alunos

Ofertar descontos é uma boa maneira para chamar atenção do seu colégio para novos alunos.

O fato da instituição de ensino oferecer bolsas de estudo pode ser o fator decisivo para que seja escolhida para a matrícula, ao invés de outra. Sendo assim, pensando em que alguns alunos não tem condições de pagar a mensalidade, abrir essa oportunidade chama a atenção para uma nova matrícula.

É possível ofertar a qualquer momento, mas ofertar no início e no fim do ano é mais simples para a organização de provas classificatórias, entrevistas com Assistente Social, análise de documentos, e a comunicação final para o fechamento da matrícula.

Abrir essa oportunidade para novos alunos, mostra a preocupação em ofertar uma educação de qualidade para todos, assim como incluir uma oportunidade para quem tem condições menores para pagar o valor cheio de uma mensalidade, ou materiais didáticos.

Retenção dos alunos

Entendendo que muitas dificuldades podem ocorrer durante o ano, como imprevistos financeiros na família do aluno, em que muitas vezes o pai ou responsável precisa optar em opções mais em conta tirando o aluno de sua instituição, pode trazer prejuízos.

Portanto, você pode ofertar bolsas para manter seus alunos no próximo período, mantendo a segurança dentro da sua instituição em evitar a evasão dos alunos por motivos que podem ser resolvidos com uma concessão de bolsas, por exemplo.

Vamos utilizar um exemplo de um ótimo aluno que estuda em sua instituição, os pais tiveram um imprevisto financeiro e precisam tirá-lo da escola pois suas condições estão limitadas para continuar o pagamento das mensalidades, é nesse momento que a oportunidade de realizar a solicitação de uma bolsa de estudos. Assim, você poderá manter esse aluno estudando em seu colégio, agregando valor a ele e também aos pais.

Redução da inadimplência

Novamente, pensando em imprevistos financeiros que a família do aluno poderá enfrentar no decorrer de um ano, pode trazer a inadimplência para o colégio.

Nesses momentos de dificuldades, é preciso pensar na melhor estratégia para que nenhum dos lados saia prejudicado, seja com a inadimplência ou também com a perda de um aluno.

Ofertar as bolsas de estudo, faz com que a instituição ganhe um valor menor, portanto, receber essa parte do valor cheio já é melhor do que não receber e ter uma grande lista de inadimplência.

 

Visibilidade do Colégio

Alunos bolsistas geralmente são extremamente esforçados, por vários motivos, desde a valorização por esse mérito, uma oportunidade de estudar em um colégio de qualidade. Com isso, trazem ótimos resultados em vestibulares importantes, levando o nome da instituição.

Além disso, os próprios pais e responsáveis por estar acompanhando o desempenho dos filhos, acabam falando bem do colégio e recomendando para outras pessoas o ensino de sua instituição, trazendo muitas vezes, novas matrículas.

Como eu devo ofertar as bolsas e aplicar seus valores?

Antes de começar a utilizar desse recurso, é preciso fazer uma análise dentro do setor financeiro de seu colégio, entender todos os custos e despesas, e ter uma gestão bem organizada.

Se suas receitas estão em equilíbrio mas sua instituição não gera lucros, optar em uma estratégia de concessão de bolsas pode ser extremamente importante para que os números comecem a aparecer em caixa. Pois estará atraindo novos alunos, mesmo com o custo mais baixo do normal, mas trazendo lucro.

Portanto é preciso pensar na melhor estratégia no momento em que sua instituição se encontra, entender qual é o seu objetivo e onde quer chegar, depois de definida essa primeira parte, fica mais fácil entender como oferecer bolsas de estudos.

Optando em descontos na mensalidade, a quantidade de alunos precisa crescer para que um compense o outro. A quantidade precisa estar em equilíbrio com a quantidade recebida e o lucro não pode diminuir, e nem haver prejuízos.

Analise a situação financeira de sua instituição, estude qual é a melhor forma de aplicar as bolsas de estudos no momento, e então invista em chamar a atenção de novos alunos para que os lucros aumentem.

 

Escolha os alunos certos

Ao realizar toda a análise da bolsa de estudos, entenda que esse aluno que tiver a oportunidade será dedicado e poderá representar o colégio em vários momentos importantes, como vestibulares.

Assim, avalie através de provas, notas, dedicação, condição socioeconômica e entrevistas com Assistente Social, o esforço que esse aluno tem ao querer optar pela bolsa em seu colégio. Assim poderemos ter uma visão mais ampla se o aluno é considerado uma boa oportunidade em investir para a instituição.

Você pode definir os requisitos que serão avaliados no aluno para que seja concebido a bolsa, ou que se mantenha. Mas tenha em mente que os pais principalmente, precisam estar cientes que se o rendimento e esforço do aluno cair muito, ele poderá perder a bolsa de estudos.

Como vimos, ofertar bolsas de estudos pode ser uma ótima forma de atrair novos alunos, e também manter seus alunos em seu colégio, evitando inadimplências e complicações. Portanto é preciso pensar em uma boa estratégia, para que o seu colégio não perca desempenho e não fique no vermelho.

Vamos começar o próximo ano diferente? Conheça nosso recurso de Concessão de Bolsas junto do nosso ERP Educacional, e revolucione a gestão da sua escola.

Comente o que achou do artigo! Adoramos receber o seu feedback 💙

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *